Chácara Pequenina


Tombado por Lei Municipal nº 506, de 16 de dezembro de 2008


Chácara Pequenina - Foto: Arquivo ACIDHIS

A ACIDHIS possui um imóvel denominado Chácara Pequenina situada a Rua São José, n° 64, Centro/ Itatiaia/ RJ; o mesmo encontra-se com seu estado de conservação comprometido.

O referido prédio é tombado pela Lei nº 506, de 16 de dezembro de 2008, que instituiu o Tombamento da Chácara Pequenina e conforme seu Art. 1º, que se segue: “Fica declarado o tombamento da Chácara Pequenina, situada na Rua São José, 64 – Centro – Itatiaia – visando a instalação do MUSEU DO CAFÉ”.

Existe uma DECLARAÇÃO Nº 019/D.A.U./SECPLAN/2005, assinada pelo Chefe da Divisão de Arquitetura e Urbanismo, que diz: “o imóvel em questão está inserido e UPAHCS – Unidade de Proteção do Ambiente Histórico e Cultural, conforme Artigos 14, 15, e 22”.

A ACIDHIS possui nova direção, as eleições ocorreram em 23 de agosto de 2014, no plenário da Câmara Municipal de Vereadores e devidamente registrada em 06 de outubro de 2014, no cartório local.

Desde o afastamento de sua anterior Presidente no início do 2013, por motivo de saúde; a presidente interina Srta Eliane Barros de almeida, com os demais membros da antiga diretoria buscam organizar as documentações da ACIDHIS com o objetivo de buscar parceiros para a manutenção do BEM. Trabalho árduo e de formiga, pois muitas coisas começaram do zero.

A partir da posse da nova diretoria, a ACIDHIS vislumbra um novo caminho para dar continuidade as suas atividades, e preservar este bem tão estimável, cabe destacar que o imóvel teve como um de seus proprietários um cidadão ilustre do município: o saudoso REYNALDO MAIA SOUTO, que foi farmacêutico, político , poeta, comerciante , dentre várias outras atribuições, além da edificação ser um exemplar do período do século XIX.
A ACIDHIS apela, por ver que o tempo pode ser neste momento o pior inimigo da mesma, e a edificação não mais suportar as intempéries e suas dificuldades financeiras da entidade, mas não podemos mais suportar o desaparecimento de mais um exemplar da história e memória de nosso município, contamos com sua ajuda para manter este bem.

 
Alda Bernardes - Foto: Arquivo ACIDHIS
A Chácara Pequenina foi doada a ACIDHIS, pela senhora Alda Bernardes de Faria e Silva falecida presidente da academia, no dia 11 de dezembro de 2009, com o plano inicial de se tornar sede da instituição e o «Museu do Café e Histórico de Itatiaia» Mais sobre D. Alda Bernardes: http://acidhisoficial.blogspot.com.br/2014/08/homenagem-alda-bernardes-de-faria-e_27.html





NOSSAS AÇÕES NA CHÁCARA


No dia 16 de dezembro de 2014, com a colaboração da Secretária de Obras, foi colocado o tapume de proteção, com as telhas de zinco adquiridas com os recursos do Baile dos Anos Sessenta e Setenta.
















Nos dias 09 e 10 de dezembro, foi feita outra execução de limpeza,
com ajuda voluntária, dessa vez para retirar parte dos escombros da chácara.


09/12/2014








 















 10/12/2014





 


 

Com a nova administração foi realizado um ‘Baile Anos Sessenta e Setenta’, no Clube Finlândia, em Penedo, em prol da manutenção da chácara pequenina e despesas fiscais. Parte do dinheiro arrecadado do baile foi para fazer a limpeza do terreno, sendo executado no período de 05 a 13 de Outubro.



 



   
Chácara Pequenina - Fotos na transição de administração


 
 





Fotos: Thiago Ferreira [T] - Itatiaia - 2014

Um comentário: