sexta-feira, 6 de março de 2015

Conhecendo nossa Itatiaia: Parque Nacional do Itatiaia

Prateleiras - Parte alta do PNI.

PARQUE NACIONAL DO ITATIAIA


O principal atrativo é o Parque Nacional do Itatiaia, a mais antiga Unidade de Conservação do Brasil, criado em 14 de junho de 1937, pelo então Presidente da República Getúlio Vargas.


Cachoeira Véu de Noiva
O Parque Nacional do Itatiaia é considerado entre os cinco melhores lugares do Brasil para observação de aves por possuir em seu território diversas espécies endêmicas (que só existem por aqui) atraindo observadores e pesquisadores de todo o mundo.

O Parque Nacional se divide em duas partes distintas: a Parte Baixa, com acesso no km 318 da Via Dutra; e a Parte Alta, alcançada através da BR-354, Rodovia Rio-Caxambu, no km 330 da Via Dutra em direção as cidades mineiras, e no local Garganta do Registro (divisa RJ/MG) seguir placas indicativas.




Centro de Visitantes
Na Parte Baixa, o Parque conta com inúmeras cachoeiras, lago e trilhas, que deixam o visitante deslumbrado. Outras opções são o Centro de Visitantes, que abriga o Museu da Fauna e da Flora, a Cachoeira Véu de Noiva e o Mirante do Último Adeus, de onde se avista o Rio Campo Belo, a abundante Mata Atlântica, a Represa do Funil e a Serra do Mar. Um passeio mais longo por entre a Mata Atlântica pode ser feito até os Três Picos, em caminhada de 6 km, de onde se contempla parte do Vale do Paraíba.




Pico das Agulhas Negras

Na Parte Alta do Parque, está o ponto mais alto do Estado do Rio de Janeiro e quinto do Brasil: o Pico das Agulhas Negras, com 2.791 metros de altitude. Outras atrações de raríssima beleza são as formações rochosas do Maciço do Itatiaia, como as Prateleiras, as Pedras da Tartaruga e da Maçã, a Pedra do Couto, a Pedra do Altar, entre outras, que atraem montanhistas, alpinistas e amantes da natureza de todo Brasil.



 Fonte: PMI; ACIDHIS
Fotos e publicação: Thiago Ferreira - ACIDHIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário