sexta-feira, 24 de maio de 2019

Nota de Falecimento - Sr. Igold Knoch


Itatiaia, 23 de maio de 2019

Nota de Falecimento

Igold Knoch



Sr. Igold Knoch, membro - Acadêmico - da Academia Itatiaiense de História (ACIDHIS) - (cadeira: 34 - Sr. Josef Simon) e ex-presidente da Associação dos Amigos do Itatiaia (AAI, fundada em 1951), faleceu ontem à noite aos quase 85 anos de idade. É uma perda irreparável para nossa associação, para o bairro Núcleo Colonial de Itatiaia, para a história da qual todos fazemos parte nesse Município.

Igold na sua juventude

Igold nasceu em 1934 em Itajái, Santa Catarina. Com apenas 22 anos, Igold foi encarregado pela TV Tupi de achar um local para instalar uma antena para poder transmitir o sinal no Brasil, em função da visita do Presidente de Portugal à época, Craveiro Lopes.

Joseph Simon

Após uma aventura perigosa na Ilha de São Sebastião, onde quase perdeu a vida, Igold desembarcou no Planalto de Itatiaia, com 2.400 metros de altitude.  A tentativa foi frustrada, pois não encontraram o sinal. Foi quando ele visitou o Núcleo Colonial de Itatiaya e foi recebido por Joseph Simon. 
Simon foi fundamental para levar Igold a encontrar o lugar certo da antena, pois conhecia essas montanhas como a palma da mão. O local certo ficava no topo de uma montanha, de onde se podia avistar as cavalgadas e a subida dos equipamentos. Essa antena está lá até os dias de hoje.  A filha do Simon, Norma, acompanhou o pai e o Igold nessa empreitada e finalmente acharam o local para iniciar a transmissão de TV no Brasil.  Foi nesse momento que Norma e Igold se apaixonaram, se casaram, tiveram filhos e com quem ele ficou até a partida dela em 2011.

Cavalgada na década de 1930 com Hotel Simon ao fundo

Joseph Simon, quando chegou no Núcleo, ficou muito amigo do diretor da Reserva Florestal de Itatiaya, Augusto Miranda. Eram dois amantes de montanhas e assim Augusto e Simon desbravaram essas terras, o que levou Simon a comprar um lote para aqui se estabelecer (número 90). Começou com o Sítio Mosela, antigo Hotel Simon fundado em 1930, onde se criava galinhas e porcos, plantava-se milho e recebiam hóspedes viajantes à cavalo.
Joseph Simon casou-se com uma das filhas do diretor da Reserva, Lyra Miranda, com quem teve vários filhos, entre eles Haroldo Simon e Norma Simon, ela nascida aqui em 1939. Igold e Norma se casaram em 1959. A história da Reserva Florestal e do Parque, com  o Núcleo e também com a AAI, se cruzaram harmonicamente várias vezes na história.

Algumas das centenas de fotos tiradas por Igold Knoch embasaram sua recente preocupação com o desaparecimento dos insetos no nosso bairro

Igold e Norma eram ambos amantes da natureza, dos bichos, dos pássaros, dos insetos. Ele se dedicou à macrofotografia e sua casa, Cantinho dos Esquilos, foi referência para observadores de pássaros, onde ele recebia muitos visitantes, pesquisadores, escritores. Sua casa ficava na Estrada das Acácias, em referência a esposa de um antigo oficial do Exército, dono do Sítio das Acácias. 
Embora Igold e Norma tenham ido morar em São Paulo para trabalhar e fazer a vida, decidiram retornar para seu local de origem. Igold tentou voltar para Santa Catarina, mas se rendeu ao Núcleo Colonial onde sua esposa passou a maior parte da sua vida e onde ambos se sentiam em casa.  Norma retomou a paixão da sua mocidade pelas orquídeas e Igold se dedicou aos bichos, aos pássaros, a fotografar insetos e a conversar com as pessoas sobre natureza e a belíssima história do nosso bairro.  Com ele aprendemos que sem conhecer a história podemos cometer grandes erros contra as pessoas e suas vidas.
Esse amor pela natureza tem uma raiz profunda, afinal foram os familiares da sua esposa e amigos vizinhos da sua casa que converteram ao longo de décadas uma área totalmente degradada na atual mata secundária verdejante que existe hoje.  E se algum legado pôde ser deixado para as gerações futuras, esse legado social e ambiental foi construído por Igold e por várias outras pessoas que juntas construíram essa história de recuperação das matas e em harmonia com essas famílias.
Igold jamais será esquecido por todos nós.  Ele é um exemplo com o seu amor pela natureza, seu empenho em ajudar a comunidade, sua disposição em resolver problemas que só ele sabia como.  Ele é um exemplo de solidariedade e de companheirismo. Fará muita falta, mas com certeza o exemplo de sua vida fará outras pessoas seguirem o caminho que ele trilhou, que é o da harmonia e solidariedade entre todos nós.
Os nossos mais profundos sentimentos aos familiares do Igold, seu filho Marcelo Knoch, sua nora Laura e sua companheira Lia.

Autor: Hugo Penteado - Presidente da Associação dos Amigos do Itatiaia



Nenhum comentário:

Postar um comentário