sexta-feira, 29 de junho de 2018

Academia Itatiaiense de História completa 26 anos

A Academia Itatiaiense de História - ACIDHIS realizou no último sábado, dia 16 de Junho de 2018, no Plenário da Câmara Municipal, uma sessão solene em comemoração aos 26 anos da Academia e aos 29 anos de Itatiaia.


ACIDHIS 2018 - (Foto arquivo Thiago Ferreira 2018)

Cerimonial





ACADEMIA ITATIAIENSE DE HISTÓRIA


Fundada a 1º de Junho de 1992 - CNPJ 39 552 567/0001 06 

UTILIDADE PÚBLICA: LEI N.147, DE 29 DE AGOSTO DE 1995 

acidhisoficial.blogspot.com


Sessão Solene do 26º aniversário da ACIDHIS e 29º aniversário da emancipação político-administrativa de Itatiaia.


09 de Junho de 2018

15 horas

Câmara Municipal de Itatiaia



ROTEIRO



1. Abertura


MC (Thiago Ferreira) - Boa tarde a todos: Autoridades, familiares, convidados, membros e acadêmicos da ACIDHIS. Nossa reunião de hoje é para comemorar o 26° aniversário da Academia Itatiaiense de História, o 29º aniversário do Município de Itatiaia. Nessa solenidade faremos a outorga do diploma “Amigo da ACIDHIS” a senhora: Alcinda de Aguiar Nascimento, e o diploma de “Presidente de Honra” ao Sr. Nilson Rodrigues Neves. 


2. Composição da mesa


MC - Convido para fazer parte da mesa diretora:


· Eliane Barros de Almeida – Presidente da ACIDHIS.


· Eduardo Guedes – Exmo. Prefeito Municipal de Itatiaia. (ausente)


· Vander Leite Gomes – Exmo. Presidente da Câmara de Vereadores de Itatiaia. (ausente)


· Coronel Cláudio Moreira Bento – Exmo. Presidente de Honra e um dos fundadores da ACIDHIS. (ausente)


· Marcos Cotrim de Barcellos – Exmo. Presidente da Academia Resendense de História. (ausente)


· Rafael Fioratto – Exmo. Assessor Especial de Cultura e Acadêmico da ACIDHIS 


3. Desenvolvimento


· MC – Solicito que fiquem de pé para a execução dos hinos Nacional e de Itatiaia.


· Convido a presidente da ACIDHIS, Eliane Barros, para fazer a abertura de nossa solenidade.


· Convido aos componentes da mesa que sente em seus lugares na plateia para darmos prosseguimento a solenidade. 


4. Desenvolvimento – Apresentações


· Convido o acadêmico e Assessor Especial de Cultura de Itatiaia, Sr. Rafael Fioratto para falar sobre Itatiaia em homenagem e reflexão sobre os seus 29 anos de emancipação político-administrativa.


· Convido a Senhora Ademilde Nascimento Diniz, para fazer um breve histórico de sua mãe e nossa homenageada, Alcinda de Aguiar Nascimento - Dona Alcinda, que receberá o diploma de “Amiga da ACIDHIS”, uma homenagem a todos aqueles que ajudaram a construir a história desse município.


· Convido a família presente para podermos tirar uma foto e registrar esse momento que entra para a história de Itatiaia. (Entrega do diploma e flores.)


· Convido agora o Sr. Igor Altomare Neves, para fazer um breve histórico do seu avô e nosso homenageado, Sr. Nilson Rodrigues Neves, que receberá o Título de “Presidente de Honra”, pelo estatuto da ACIDHIS em seu art. 18 lê-se: “A ACIDHIS, por deliberação do Conselho de Administração poderá conferir o título de “Presidente de Honra” a pessoas consideradas ilustres e que prestam relevantes serviços à sociedade Itatiaiense.” 


· Convido a família presente para podermos tirar uma foto e registrar esse momento que entra para a história de Itatiaia. (Entrega do diploma ao Sr. Nilson e flores a esposa.)


· A Academia Itatiaiense de História completou 26 anos no dia 01 de Junho de 2018, tendo como os membros de sua fundação: •Presidente: Cláudio Moreira Bento •1º Vice Presidente: Rubens Tramujas Mader •2º Vice Presidente: Lauro Magalhães de Castro Amorim •Coordenadora Geral: Alda Bernardes de Faria e Silva •Coordenador do Magistério Histórico: Marcos Cotrim de Barcellos •Coordenadora de Fontes de Pesquisas- Alda Bernardes de Faria e Silva •1º Secretário – José Pereira Filho •2º Secretário - Adriano José dos Santos •1º Tesoureiro – Oswaldo Ferreti da Costa •2º Tesoureiro- Hamilton da Silva Torres •Relações Públicas: Geraldo França, Ruy Camejo, Claudionor Rosa e Giana Raquel e Rosa Gouvêa. Hoje a ACIDHIS possui a seguinte administração: do Conselho de Administração: Presidente: Eliane Barros de Almeida; Vice-presidente: Sou eu, Thiago Henrique Ferreira; Diretor-secretário: Mário Célio Maia Gouvêa; Diretor-tesoureiro: Lilian Pereira da Silva Flóres; Suplente: Rafael José da Silveira Ferreira; Suplente: Jorge Luís Gonçalves Botelho. Do Conselho Fiscal: Diretor do Conselho Fiscal: Igold Knock; Fiscal: Cláudia de Oliveira; Fiscal: Jorge Barbosa da Silva; Suplente: Homero Abreu. A ACIDHIS foi criada com objetivo de preservar e incentivar a pesquisa histórica nas mais diversas áreas de atividade do município. Assim como a nossa preocupação com o Patrimônio Geopaleontológico Municipal do Afloramento do Leque de Itatiaia que fica na Vila pinheiro e é um afloramento de alta relevância didática e científica, testemunho da evolução geológica do Maciço do Itatiaia e da bacia sedimentar de Resende, e que infelizmente está sendo destruído, assim como a nossa preocupação com as Ruinas da Antiga Usina de Força do Campo Alegre, onde estudos apontam ser o Marco Zero de Itatiaia, datado de 1777. Outro dos nossos objetivos é a restauração da Chácara Pequenina, onde desde Setembro de 2013, quando assumimos a direção da Academia, buscamos viabilizar a construir o Futuro Museu do Café e Histórico de Itatiaia, notamos que o nosso prédio, que é tombado por lei municipal, foi, infelizmente, tombado pelo tempo e falta de apoio nos últimos anos... eu poderia fazer um relato dos acontecimentos e dos trabalhos que temos feito nos últimos anos para que essa memória não se perca, assim como a memória de Itatiaia, mas como nós mesmo costumamos dizer, a história de Itatiaia é a história do nosso povo, é a história de Todos Nós! E hoje não poderíamos nos calar diante dos acontecimentos dos últimos dias, para isso gostaria de chamar aqui, a presidente da ACIDHIS, para prestar nossa homenagem a Prof. Angélica, que infelizmente nos deixou de forma tão abrupta. 


· A presidente Eliane presta homenagem a professora Angélica


5. Palavra às autoridades e encerramento


MC – Convido agora para breves palavras: 


· Rafael Fioratto – Exmo. Assessor Especial de Cultura e Acadêmico da ACIDHIS 


· Marcos Cotrim de Barcellos – Exmo. Presidente da Academia Resendense de História.


· Coronel Cláudio Moreira Bento – Exmo. Presidente de Honra e um dos fundadores da ACIDHIS. (ausente)


· Vander Leite Gomes – Exmo. Presidente da Câmara de Vereadores de Itatiaia. (ausente)


. Vereador Tim Campos


· Eduardo Guedes – Exmo. Prefeito Municipal de Itatiaia. (ausente)


MC - Convido agora a Exma. Eliane Barros de Almeida para fazer seu pronunciamento e encerramento dessa sessão solene. (Homenagem a Srª Lilian Flóres, professora e acadêmica – entrega de flores).


Eliane Barros – Agradeço a presença do público, das autoridades civis e militares e a imprensa presente. 




Thiago Henrique Ferreira
Vice-presidente da ACIDHIS

Itatiaia
16 de Junho de 2018

26º Aniversário da ACIDHIS e 29° Aniversário de Itatiaia






Fotos da Solenidade 
(Ariane Alves-Prefeitura Itatiaia)















Áudio da solenidade ACIDHIS 26 anos:


Nenhum comentário:

Postar um comentário