quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Marco Zero de Itatiaia

Ruínas da Antiga Usina de Foça do Campo Alegre

Tombamento feito pela lei complementar n° 003, de 28 de dezembro de 1998, PLANO DIRETOR DO MUNICÍPIO DE ITATIAIA, modificado pela lei complementar n° 011 de 17 de dezembro de 2007; Uso de ocupação do solo do núcleo urbano central, que cita: 

"Subseção II
Das Unidades de proteção do Ambiente Histórico e Cultural

Art. 14. Fica criadas no núcleo urbano central de Itatiaia, nos termos do art. 10 da Lei do Plano Diretor do Município de Itatiaia, as seguintes Unidades de Proteção do Ambiente Histórico e Cultural (UPAHCs):

I - Conjunto urbano da Rua São José;
II - Revogado conforme Lei Complementar n° 011 de 17 de dezembro de 2007;
III - Teatro Municipal, situado na Rua Dona Apolinária no 357;
IV - Imóvel situado na Rua Dona Apolinária no 62;
V - Sede da Fazenda Belos Prados;

VI - Ruínas da antiga Usina de Força, situadas no Bairro Campo Alegre;

VII - Antigo tanque de água de tropeiros, datada de 1875, situado na Rua Dona Apolinária no 431.

Art. 20. As ruínas da antiga Usina de Força serão transformadas em parque público, mantidos os remanescentes da antiga edificação existente no local.



Considerando os aspectos históricos do sítio arqueológico, referente as ruínas da usina elétrica:

"Séc. XVIII- 1777. Esta data refere-se a carta cartográfica da capitânia do Rio de Janeiro dos Estados do Brasil, por Francisco João Rosco. - Ali era o engenho do Tenente Manoel Antunes do Prado, genro de Brás Esteves Leme. Antunes comandava a Companhia de Milícias que estava encarregada de ocupar a zona hoje correspondente a Itatiaia; 

Séc. XIX/-1856. Foi a sede da Fazenda Campo Bello, de José Ferreira de Souza, um dos fundadores do arraial juntamente a Antônio Pereira Leite; 

Séc. XIX. - Foi do Cel. João Batista Braziel, passando a sua mulher, Dona Rufina Braziel, com o nome de Fazenda do Engenho. Não pode-se precisar a data em que o Cel Braziel adquiriu a propriedade. 

Séc. XIX/1892- Comprada pelo Eduardo Augusto Torres Cotrim em 1898, que a chamou Fazenda da Fábrica por ter ali instalado (em 1909) uma usina hidrelétrica a fim de fabricar gelo e mandar o leite resfriado ao Rio. Chamada de Fazenda da Fábrica. A data da construção da usina é de 1907.( vide fotos: ) 

Séc. XX/1917- Passou à Empresa Agropecuária de Resende (EAP), fundada por Eduardo, que operou a distribuição de energia ao povoado até 1947, quando a EAP foi extinta. Nos anos 1930, seu filho José Cústódio Cotrim ali implantou uma usina de aguardente, e a várzea do hoje bairro Campo Alegre voltou a ser um enorme canavial. 

Séc. XX/1947- Herdada por Marcelo de Souza Cotrim, que a vendeu a um tal Macondes, e nos dias Atuais pertencente aos herdeiros de Coronel Garcia.

 Desde os tempos do engenho de José Ferreira de Souza existiu um rego d'água que sangra o Campo Belo na altura do Conora, atravessa (hoje) o corte da ferrovia, e formava um reservatório em frente à sede (hoje demolida). O excedente da água seguia pelo Acará, do qual era sangrado de novo na altura da atual rodoviária e ia tocar o moinho que José Ferreira de Souza tinha aqui atrás do Estalagem. Depois lançava-se no Santonto Antônio, num total aproveitamento."

Fonte: Professor Marcos Cotrim de Barcellos.

Bibliografia: - Barcellos, Marcos Cotrim de. São José do Campo Bello: povoamento e pecuária. Itatiaia/RJ, ICBInstituto Campo Belo, junho/2012. - Barcellos, Marcos Cotrim de. História Breve de Itatiaia, Itatiaia/RJ, ICB- Instituto Campo Belo, 1ª edição/2014.



Foto das Ruínas em Novembro de 2014





Parte II - Foto das Ruínas em Novembro de 2014






Foto das Ruínas em Novembro de 2016




Foto das Ruínas em Setembro de 2017





Registro fotográfico feito por Thiago H. Ferreira [T] 2014 / 2016 / 2017



Relatório Comissão Especial de Patrimônio, do Conselho Municipal de Cultura de Itatiaia - CMCI
Cópia total ou parcial deve constar a autoria
Senha: acidhis123


Nenhum comentário:

Postar um comentário