sexta-feira, 6 de março de 2015

Conhecendo nossa Itatiaia: Penedo

Portal de Penedo


Colônia Finlandesa do Penedo



O finlandês Toivo Uuskallio
     A Colônia Finlandesa de Penedo surgiu do sonho de um agricultor finlandês, o sr. Toivo Uuskallio, que disse ter recebido uma mensagem para migrar para o “sul longínquo”, em 1929. Depois de um trabalho de convencimento e de arrecadação de dinheiro, foi comprada a fazenda Penedo que recebeu grupos de imigrantes. Estava criada a Colônia. A idéia inicial era viver da agricultura de uma forma natural e em comunidade.

Casarão Penedo: O primeiro hotel da colônia

     A Colônia, com seus habitantes louros e de costumes diferentes, entre eles a sauna, por eles introduzida no Brasil, seus bailes com polcas, mazurcas, yenkas e tangos, atraía as pessoas.

     Na casa grande da fazenda, desocupada pelos colonos, passou a funcionar o primeiro hotel de Penedo. A boa comida, e a vida simples e agradável faziam com que os turistas voltassem e recomendassem aos amigos. Com o aumento do movimento, os finlandeses passaram a receber hóspedes também em suas casas. Isto fez com que surgissem várias pequenas pousadas.
     O turismo se revelou como a verdadeira vocação de Penedo, e fez com que as primeiras pensões caseiras se transformassem em uma rede de hotéis, restaurantes, lanchonetes e bares, além de várias lojas.

      Atualmente existe uma grande preocupação de preservar as marcas da presença finlandesa.

     Para isso tem atuado o Clube Finlândia, fundado em 1943, com bailes típicos sempre nós primeiros sábados e em sábados próximos a feriados, onde se apresenta o grupo Penedon Kansantanssin Ystävät, e abriga o Museu Finlandês Eva Hilden, onde podem ser vistas peças antigas e modernas da arte e da cultura finlandesa. 
     
Clube Finlândia de Penedo
Museu Finlandês Eva Hilden

    Alguns restaurantes e lojas de artesanato também mantém opções finlandesas.
Bar do Clube Finlândia

Pequena Finlândia - Casa do Papai Noel de Penedo




“Penedon Kansantanssin Ystävät (PKY) - Amigos da Dança Folclórica de Penedo”



Detalhe dos trajes típicos

O Grupo PKY foi criado em 2003 e é formado por pessoas que têm em comum uma forte ligação com a Colônia Finlandesa de Penedo, em Itatiaia. O nome do grupo, traduzido, é: Amigos da dança folclórica de Penedo. O objetivo principal é a preservação e divulgação das tradições trazidas pelos primeiros colonizadores em 1929 e que vêm sendo passadas de pai para filho. Além de manter essa tradição o PKY se preocupa em manter contatos com Grupos de danças folclóricas da Finlândia e grupos de imigrantes de várias nacionalidades aqui no Brasil.

São mostradas, nas apresentações, coreografias de várias regiões da Finlândia, algumas da época dos colonizadores (1929). E são usadas cópias de trajes finlandeses escolhidos depois de uma pesquisa em catálogos de trajes típicos das várias regiões da Finlândia.

O PKY já se apresentou em diversos locais de Penedo, como eventos de Hotéis, festas comemorativas, e atendendo a convites, inclusive de cidades vizinhas, como Resende e Volta Redonda. Também já nos apresentamos em eventos beneficentes no Rio de Janeiro. O grupo se apresentou na Finlândia em um Festival de Dança Folclórica na cidade de Turko, o “kapulalystit 2006”, e em Helsinque representando a única Colônia Finlandesa no Brasil.


Mais Penedo:

EILA AMPULA

AIRI ANNELI TURUNEN

PENEDON PIPPURIT

POUSADA ARBORETUM

ARTESANATO EEVA 

PEQUENA FINLÂNDIA - CASA DO PAPAI NOEL


Fonte: PMI; ACIDHIS
Fotos: Thiago Ferreira - ACIDHIS / Arquivo AssCom PMI

Nenhum comentário:

Postar um comentário