sexta-feira, 6 de março de 2015

Conhecendo nossa Itatiaia: ITATIAIA




Vista do centro de Itatiaia - Foto: Thiago Ferreira

   ITATIAIA


O belo topônimo indígena Itatiaia, que significa penhasco cheio de pontas, é o nome do jovem município do Estado do Rio de Janeiro, que foi criado pela Lei nº 1.330 de 6 de julho de 1988, por desmembramento de Resende, com uma área de 204 Km². Sua sede foi elevada a cidade e teve sua primeira administração instalada em 1º de junho de 1989. 

O Município possui enorme riqueza ambiental e diversas opções turísticas. Sua história, porém, tem mais de 150 anos, sendo 5 de abril de 1839 oficialmente aceita como marco de sua fundação, com o nome de Campo Belo. Documentos mais antigos registram povoamento no local pelo menos sete anos antes dessa data oficial. 
Os Índios Puris, que ocuparam originalmente toda a região compreendida entre Queluz/SP e Barra Mansa/RJ foram habitantes das terras que formam o Município. 

A presença do homem branco só viria no rastro dos Bandeirantes. No século XVII suas terras serviam de passagem ou de pouso de viajantes que provenientes do Sul de Minas desmandavam os portos sul fluminenses. A necessidade do escoamento do ouro de Minas Gerais para os portos de Angra dos Reis e Paraty forçou a descida pela serra no roteiro onde hoje existe a Região de Visconde de Mauá, ou pela Serra do Picu, passando por onde hoje é Itatiaia. As margens de ambos os caminhos foram se estabelecendo pequenas áreas de ocupação pelos primitivos ranchadores, destinadas ao abastecimento e pouso dos tropeiros, que transportavam o ouro das minas para o litoral. Com o esgotamento das minas de ouro, teriam descido definitivamente a serra procurando terras onde pudessem se instalar. Esse período marca uma fase de transição econômica, passando da agricultura e pecuária de subsistência, que predominou entre os primeiros rancheiros, para o aparecimento das grandes fazendas de cana-de-açúcar e café, sendo a primeira atividade logo superada pela segunda, com a desativação dos poucos engenhos que chegaram a surgir.

Com o início do Ciclo do Café, no final do século XVII, surgiram grandes fazendas com plantações, subindo e descendo as encostas dos morros arredondados que ornam o Vale do Paraíba, em Itatiaia.  É dessa época a formação das maiores fazendas da região, como a da Cachoeira, a Itatiaia, a Belos Prados, a Campo Belo, da Serra, a Fazendinha e a de Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá, esta última correspondendo à atual área do Parque Nacional do Itatiaia, com suas matas preservadas graças a seu proprietário não ter aderido à monocultura cafeeira.

Foi somente no início do século XIX que surgiu o povoado de Campo Belo, atual Itatiaia, com a instalação do Distrito de Paz e Tabelionato, em 13 de maio de 1832, para inclusive, o registro de terras e de escravos. Em 5 de abril de 1839, foi instalado o Curato Eclesiástico de São José de Campo Belo. Campo Belo, atual Itatiaia, foi elevada a vila por Lei Federal nº. 311, de 2 de março de 1938.  Em 31 de dezembro de 1943, o Decreto Lei nº. 1.056 deu ao quarto distrito de Resende e Vila de Campo Belo o expressivo nome de Itatiaia que, em Tupi Guarani, segundo Afonso de Taunay, quer dizer “pedras cheias de pontas”. 

No início do século XIX o transporte da região se fazia por via terrestre. Em pendoso desfilar, as topas de muares abriram os caminhos do Oeste para o Leste. Do Sul vinham grandes levas de tropeiros gaúchos fornecedores de mulas para a lavoura cafeeira e escoamento do mesmo para Angra dos Reis. Foi do Norte que mineiros transpuseram a Mantiqueira para o Vale do Paraíba e lançaram as primeiras raízes da sociedade colonial itatiaiense. Foi na década de 1860 e no início de 1870 com a fase áurea do café - o Ouro Verde, que surgiu a exploração fluvial pelo Rio Paraíba com barcos enormes que navegavam desde Barra do Piraí rio acima até Itatiaia (então Campo Belo), para atender os grandes comerciantes desta época. Considerado um dos maiores entrepostos alfandegários e comercial para o qual inclusive eram despachadas para o Rio de Janeiro as produções dos municípios paulistas de Queluz e Areias. Os trilhos da Estrada de Ferro D. Pedro II chegaram a Itatiaia em 1873, substituindo aos poucos o comércio fluvial até Barra do Piraí. 

Com o fracasso da lavoura do café, por causas amplamente conhecidas e em consequência do surgimento de leis antiescravistas, a maioria das fazendas de café de Itatiaia voltaram-se para a pecuária de ponta e a leiteira, que garantiu a sobrevivência econômica, mas representou significativa mudança em relação aos áureos tempos da “febre cafeeira”.

Foi em Itatiaia que surgiu o primeiro exportador fluminense de manteiga e o segundo em leite que era transformado em vagões frigoríficos. Hoje, como marcos rurais existem as Fazendas Belos Prados e da Serra.

Com a construção da Rodovia Presidente Dutra, por volta de 1950, ligando o Rio de Janeiro e São Paulo e mais a Hidrelétrica do Funil, a cidade iniciou um novo ciclo de atividades e desenvolvimento com a instalação de grandes empresas, e o início da atividade turística que caracteriza de forma marcante dessa região.

Foi no século passado que os cientistas naturalistas, geólogos e botânicos, visitaram e estudaram o Maciço do Itatiaia. Hoje o município e cidade de Itatiaia emoldurados pela paisagem do Maciço do Itatiaia com suas elevações, picos, cascatas, rios, matas e vales é um convite permanente para os turistas ocuparem os hotéis da região, seja no próprio Parque Nacional do Itatiaia, seja em Penedo, antiga colônia finlandesa fundada em 1929, ou ainda nas Vilas de Maringá e Maromba – na Região de Visconde de Mauá.



 
 
Vista Panorâmica da Área Central do Município de Itatiaia.





DADOS GERAIS DO MUNICÍPIO DE ITATIAIA
  • Aniversário - 1 de junho
  • Fundação - 1 de junho de 1989
  • Gentílico - Itatiaiense
  • Estado - Rio de Janeiro
  • Mesorregião  -  Sul Fluminense
  • Microregião - Vale do Paraíba Fluminense
  • Municípios Limítrofes - Bocaina de Minas/ MG e Resende/RJ
  • Distância até a capital - 174km
  • CEP - 27580-000

CARACTERÍSTICAS GEOGRÁFICAS
  • Área - 245,147km²
  • População - 29.996 hab (estimativa IBGE 2014)
  • Densidade - 133,34 hab/km²
  • Altitude - 505m
  • Clima - Tropical de altitude Cwa
  • Fusorário - UTC - 3
  • Bioma - Mata Atlântica

INDICADORES
  • IDH - M 0,737 (PNUD 2010)
  • PIB - R$ 2.162.485 mil 
  • PIB per capita - 73.568,63 reais

PODER EXECUTIVO (2013/2016)
  • Prefeito - Luis Carlos Ypê (Luiz Carlos Ferreira Bastos) 
  • Vice-prefeito  - Edmar Barbosa da Silva
  • Endereço da Prefeitura - Praça Mariana Rocha Leão, nº 20, Centro - Itatiaia/RJ
  • Telefone - (24) 3352-6777 

Alteração Toponímica Distrital - Campo Belo para Itatiaia alterado pelo Decreto-Lei nº 1056, de 31/12/1943 

Fonte IBGE / ACIDHIS

Fotos do texto:   
                           1 - Vista do centro de Itatiaia
                           2 - Trilha na Parte Alta do Parque Nacional do Itatiaia, com o Pico das Agulhas Negras ao fundo
                           3- Igreja Matriz de São José - Centro, Itatiaia
                           4 - Cachoera do Escorrega - Localidade de Maromba/ Itatiaia
                          
Fotos e publicação: Thiago Ferreira - ACIDHIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário