sábado, 8 de novembro de 2014

Conhecendo nossa Itatiaia: Capela Nosso Senhor dos Passos

Capela Nosso Senhor dos Passos




Capela Nosso Senhor dos Passos - agosto de 2014 - Fotos: Thiago Ferreira ©
 
Capela Nosso Senhor dos Passos foi iniciada no fim do século XIX, aproximadamente em 1898 e concluída no início do século 20, em meados de 1914, tendo passado por algumas reformas. 

A Capela foi palco de muitas celebrações importantes, tais como, as missas em latim, casamentos, primeira comunhão, crismas. Havia duas plenárias laterais para as famílias conhecidas. Os demais devotos e escravos libertos permaneciam nos bancos frontais ao altar, que possuía uma pintura barroca em afresco, bem como santos de cerâmica, oriundos de Portugal, dentre os quais a imagem de Nosso Senhor dos Passos, feita em madeira. 


Ilustração da Capela N. S dos Passos feita pelo confrade Rafael Fioratto

As terras que permeavam a Capela eram pertencentes ao Desembargador Manoel da Rocha Leão. A construção da obra foi idealizada pela senhora Mariana da Rocha Leão que muito religiosa fez a promessa pela recuperação do marido. A princípio foi levantada por mãos negras do antigo regime colonial brasileiro, mais tarde, concluída, por alforriados negros e pedreiros devotos de Campo Belo. Todo o aparato do ritual católico, em ouro maciço, foram comprados pelos clérigos da época, em Minas Gerais, com o dinheiro das doações dos devotos.

A obra, 105 anos depois, é um dos prédios históricos mais antigos de Itatiaia, já abrigou a Secretaria Municipal de Obras e serviu, durante anos, como depósito de sucatas da prefeitura, mas atualmente está vazio, esperando pela sua restauração, ainda permanece em pé, mesmo sofrendo a ação corrosiva do tempo. 

Tombada por lei municipal em setembro de 2008, já tiveram vários manifestos em prol da recuperação da Capela que segue até hoje esperando sua restauração. 


Matéria exibida pela TV Rio Sul (afiliada da Rede Globo) em Junho de 2009

http://riosulnet.globo.com/web/page/videos_detalhe.asp?cod=1289

Nenhum comentário:

Postar um comentário