sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Conhecendo nossa Itatiaia: Praça Mariana Rocha Leão



"Conhecendo um pouco mais dos locais de nossa Itatiaia."



PRAÇA MARIANA ROCHA LEÃO






Biografia de D. Mariana Ribeiro da Rocha Leão


Mariana Ribeiro da Rocha Leão. nasceu em 16/09/1810 em Carmo de Minas, Província de Minas Gerais, filha do Comendador Francisco José Ribeiro, natural de Amarante, Portugal e de Esmeria Floriana de Mendonça.
Casou-se em primeiras núpcias com Antonio Pereira Leite, grande cafeicultor com a Fazenda “Ribeirão Raso” em Resende-RJ. Mariana viúva casa-se com Manoel da Rocha Leão, grande fazendeiro de café em sua Fazenda Cachoeira, obtém premio de Alto Apreço – Medalha de Ouro na exposição de Paris.
Proprietários do casarão, onde hoje está instalada a Prefeitura Municipal de Itatiaia. Neste prédio funcionou o Colégio “São José” sob a direção do professor José Maria de Almeida, internato e externato, para meninos. A Capela de Nosso Senhor dos Passos, teve sua construção iniciada em 1886, século XIX por Mariana da Rocha Leão e concluída pelo Cel. José Mendes Bernardes e Dr. Eduardo Augusto Torres Cotrim.
A principio erguida por mãos negras do Antigo Regime Colonial Escravocrata, mais tarde concluída por alforriados negros e pedreiros devotos de Nosso Senhor dos Passos.
Hoje existe a Praça Mariana Rocha Leão em frente à Igreja Matriz de S. José e a Prefeitura.



Foto: Thiago Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário