terça-feira, 26 de agosto de 2014

Sessão Solene da ACIDHIS em 30/05/2013


Sessão Solene Comemorativa ao XXI Aniversário de Criação da ACIDHIS e XXIV Aniversário de Emancipação Político-Administrativo de Itatiaia



Aconteceu na quinta-feira (30/05/2013) no Plenário Dr. Walter Moreira Martins da Câmara Municipal de Itatiaia a Sessão Solene que contou com a participação dos dirigentes desta Academia, destacando a presença de seu Presidente Fundador Cel. Cláudio Moreira Bento e atual Presidente da Academia de História Militar Terrestre do Brasil e do Presidente da Academia Resendense de História, o Sr.Marcos Cotrim de Barcellos.

Na mesa diretora dos trabalhos contamos com a presença do Vice-Prefeito Municipal, Sr. Edmar Barbosa, do Vice-Prefeito Municipal de Resende, Sr. Noel de Oliveira, do Com. do Centro de Recuperação de Itatiaia (CRI), Cel. Costa e Silva, e a Presidente Interina da ACIDHIS Srta. Eliane Barros de Almeida.

Nesta ocasião foram homenageados com o título de Presidente de Honra, o Prefeito Municipal, o Com. do CRI e o Presidente da Câmara Municipal de Itatiaia, Sr. Eduardo Guedes da Silva. Foi empossada na Cadeira nº 36 cujo Patrono é o Sr. Luís Carlos de Aquino a confreira Sra. Izabel Cristina Rangel de Aquino Carneiro, que foi saudada por sua filha Nathália Carneiro. A Sra. Anamaria Dile de Medeiros e Albuquerque fez a leitura do texto sobre o Município e a Academia Itatiaiense de História. A Sra. Helenice Dile Evangelista Barbosa fez a saudação ao Prefeito Municipal de Itatiaia. A Confreira Eliana Regina Maia Gouvêa fez a saudação ao Com. do CRI.

A Presidente Fundadora Confreira Alda Bernardes de Faria e Silva foi homenageada pela ACIDHIS através do Confrade Marcos Cotrim por sua dedicação a pesquisa histórica do Município e a esta Instituição Acadêmica. Foi representada nesta ocasião pela Sra. Maria José Wubbts Nogueira Fusco que recebeu das mãos da Sra. Luiza Helena Coutinho de Souza, representante dos comerciantes locais, um buquê de flores, e da Presidente Interina, uma placa.

Dentre os convidados contamos também com a participação do Sr. Rubens César Moreira Almada, atual Secretário de Obras da Prefeitura Municipal de Resende, e primeiro Secretário de obras do Governo Luís Carlos de Aquino. O Secretário Municipal de Meio Ambiente de Itatiaia, Sr. Domingos Andrade Baumgratz. Agradecemos a colaboração dos amigos, confrades e confreiras: Lílian Flores, Ednamara Maia Gouvêa Keller, Carlos Lima, Paulo Zikán, Thiago Ferreira, Mário Célio Maia Gouvêa, à Secretaria Municipal de Educação na pessoa da Sra. Elenir Laurindo, à Câmara Municipal de Itatiaia, ao Colégio Municipal Reynaldo Maia Souto na pessoa da Sra. Alessandra Assunta Altomare Neves, Márcio Barros de Abreu.























Fotos: Thiago Ferreira



Discursos e biografias proferidos na Sessão Solene:


Saudação dos 24 Anos de Emancipação Política Administrativa do Município de Itatiaia

Anamaria Dile de Albuquerque e Medeiros



Itatiaia completa, no próximo dia 1º, 24 anos de emancipação político - administrativa e à frente do Executivo encontra-se o Prefeito Municipal Luiz Carlos Ferreira Bastos, que exerce seu segundo mandato. Comandando o legislativo está o Presidente da Câmara de Vereadores Eduardo Guedes, o Dudu. No judiciário contamos com a Dra. Ludmilla Vanessa Lins da Silva, juíza da comarca de Itatiaia e no comando do Centro de Recuperação de Itatiaia, unidade do exército no município, contamos com coronel médico Dr. Jorge Roberto Ramos Costa e Silva.

Hoje Itatiaia é um município em franco crescimento econômico e para chegar até aqui, muita história se passou, por isso vamos relembrar a trajetória da cidade desde o descobrimento do Sítio do Campo Alegre, que ocorreu em 1744, na área compreendida entre Queluz e Barra do Piraí, em terras doadas pela Coroa Imperial Portuguesa ao Conde de Resende, há 269 anos.

Seguindo-se a descoberta deste Sítio, criou-se anos depois, no dia 13 de maio de 1832, o Distrito de Paz e Tabelionato, para registro de terras e escravos. Sete anos após, no dia 5 de abril, criou-se o Curato Eclesiástico de São José do Campo Belo, em terras doadas por D. Silvéria Lucinda, há exatos 174 anos, idade esta da Matriz de São José, que foi por diversas vezes reformada, até o seu estado atual.

Por volta de 1916, teve início o primeiro movimento emancipacionista cujos precursores Cel. José Mendes Bernardes e Dr. Eduardo Torres Cotrim, homens ilustres da província de Campo Belo mobilizaram esta luta pela emancipação por acreditarem que o rincão pudesse sobreviver de forma independente. Porém, as pressões políticas foram muito grandes e desistiram de realizar então a manifestação. 

Anos se passaram, sem que o assunto voltasse à tona, quando a 12 de agosto de 1950 houve uma solicitação da primeira vereadora mulher de toda a região sul fluminense, Graciema Silveira Cotrim, para a implantação de uma Sub – Prefeitura no 4º distrito de Resende - Itatiaia. Neste processo ocorreu uma resistência ao pedido, por parte do então prefeito João Maurício Macedo Costa, de tal forma que uma decisão estadual culminou com a separação de Engenheiro Passos e Itatiaia e a criação de um novo distrito, o 8º distrito de Resende – Engenheiro Passos, a 20 de setembro de 1952, pela Lei Estadual de n.º 1695. 

Novos movimentos pró-emancipacionistas ocorreram em meados de 1957/58 e em 1964, sem sucesso. Este último teve ainda um comício que chegou a ser realizado. Contudo, à época foi deflagrada a revolução de 1964 e com a situação do regime militar, o movimento não teve continuidade.

Em 1983, outro grupo de idealistas se uniu para discussões pró-emancipacionistas do então 4º distrito de Resende – Itatiaia, fazendo surgir no ano seguinte, com toda força o novo movimento emancipacionista. O grupo era formado não só por pessoas que se destacavam na política como por pessoas da sociedade, que viam na emancipação o melhor caminho para o desenvolvimento. Pertencia a este grupo, a Presidente da ACIDHIS, Alda Bernardes de Faria e Silva, o atual secretário de Ordem Pública, Nilson Neves, o comerciante Humberto Bernardes, o médico Dr. Walter Martins Moreira, Coronel Rubens Mader, entre muitos outros. Este novo movimento já vinha com integrantes mais experientes, com extremosa determinação e um ponto de vista eminentemente político de vanguarda.

Estes idealizadores contaram com a ajuda do deputado estadual Dr. Amadeu de Oliveira Rocha que aceitou o desafio de apoiá-los e tornou-se representante legal da proposta de luta pela emancipação de Itatiaia na ALERJ - Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. 

Várias dificuldades se opuseram ao movimento, mas, a 6 de Julho de 1988 foi assinada a Lei de Criação do Município de Itatiaia, que declarava o desmembramento do município de Resende, pelo então governador Wellington Moreira Franco. A partir de 1º de Junho de 1989, o Município de Itatiaia teve a posse do seu Primeiro Prefeito, Luiz Carlos de Aquino e de seus 7 Vereadores. 

No mês de Julho do ano de 2000 foi instalada a Comarca Única no Município de Itatiaia, completando assim os três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário. 

E assim Itatiaia completa seus 24 anos de maturidade político-administrativa, em franco desenvolvimento econômico com a chegada de 18 novas empresas, entre elas a Procter & Gamble e Hyundai, 21 transportadoras, que geraram 1850 empregos diretos e 5550 indiretos, contribuindo para o crescimento do município. Almejando ver este estrutural, de oportunidades assim como de formação de pessoas, desejamos que nosso município se desenvolva com muita paz em vistas de um futuro promissor!




*****************************************************************


A criação da Academia Itatiaiense de História – ACIDHIS

Anamaria Dile de Albuquerque e Medeiros



No dia 1º de junho de 1992 um grupo de idealistas e intelectuais em uma discussão de como preservar a identidade e raízes histórico-culturais do município resolveram criar a Academia Itatiaiense de História. Portanto a Academia completa este ano 21 anos.

O objetivo é preservar as tradições da cidade e perpetuar esses valores em memória histórica. Num relato breve da história de Itatiaia lembramos a instalação do Distrito de Paz e Tabelionato para registro de terras e escravos, pertencentes a fazendas de produção agrícola e pecuarista, rememoramos os tropeiros que passavam por aqui para deixar mantimentos e utensílios para os donos das terras e de suas negociações assim como os mascates de origem síria, libanesa e da comunidade árabe, dos armazéns de estoque que foram criados, da mata que recobria o vilarejo, das trilhas que abriam as estradas. Muitos viajantes acabaram se instalando no local e deixando para nós uma diversidade de origens. Citamos ainda a criação do Curato Eclesiástico de São José do Campo Belo, por uma lei imperial, há exatos 174 anos, assim como muitos outros fatos da história, isto sem falar na luta pela emancipação.


Sendo assim, um lugar com quase duzentos anos de história não poderia deixar de ter guardada toda sua trajetória, e é justamente este legado que compete à Academia Itatiaiense de História, divulgar esses acontecimentos através de seu trabalho detalhista, sendo a guardiã de uma história a ser descortinada para os cidadãos que hoje vivem em Itatiaia, como para os descendentes, para que conheçam e valorizem essas terras onde nasceram ou escolheram para viver.


A Academia é composta hoje por 36 cadeiras tendo entre seus patronos pessoas de destaque na história da região como: Barão Homem de Mello, cuja cadeira de número 1 é ocupada pelo Coronel Cláudio Moreira Bento, Dr. José Ezequiel Freire, que dá nome a cadeira de número 4, ocupada pelo Professor Marcos Cotrim de Barcellos, Professora Maria Augusta Dinorah Freire, patrona da cadeira de número 2 ocupada pelo Coronel Lauro Magalhães Amorim, entre muitos outros de suma importância na nossa história.


Nossa historiadora Alda Bernardes de Faria e Silva – presidente da Academia Itatiaiense de História, que no momento está afastada para cuidar da saúde, tem um acervo riquíssimo de documentos histórico-culturais, fotografias, peças, jornais antigos que servirão para o equipamento do futuro Museu do Café e Histórico de Itatiaia – MUSCHI. Nossa luta hoje após a aquisição do imóvel doado pela mesma é que consigamos uma parceria para restaurar aquela casa, que é tombada, seguindo as regras de reformas condizentes para um imóvel nestas condições e então fazer do Museu fonte inesgotável de conhecimento a todos que aqui vivem e acreditam no desenvolvimento e num futuro promissor para este município.



*****************************************************************


Saudação à Acadêmica Izabel Cristina Rangel de Aquino Carneiro


Nathália Carneiro



Seu nome é Izabel Cristina Rangel de Aquino Carneiro, tem 51 anos, casada com Marcio Barreto Carneiro, engenheiro, e mãe de dois filhos já adultos, Nathália e Frederico.

Nasceu em Volta Redonda, em 17 de outubro de 1959.

Filha de Léa Rangel de Aquino e Luiz Carlos de Aquino. Irmã caçula de Jurandir Luiz Rangel de Aquino e Ronaldo Rangel de Aquino.

Era uma criança ativa, feliz e bem moleca. Gostava de brincar na rua com os meninos da vizinhança. E gostava muito de esportes, de futebol a balé clássico, mas principalmente de natação.
Passou grande parte de sua infância entre Volta Redonda e Itatiaia, já que seus avós moravam em Itatiaia.

Desde então ela tem por Itatiaia um amor muito grande, assim como meu avô, e tive o privilégio de ouvir de ambos histórias nostálgicas daqui, e pude ver o brilho nos seus olhos quando falavam dessa cidade.

Estudou em Volta Redonda no Colégio Nossa Senhora do Rosário e fez o curso técnico de desenhista em estruturas.

Freqüentou por 3 anos o curso de graduação em Comunicação Social na SOBEU, hoje UBM. Adorava o meio acadêmico e estava sempre envolvida com as atividades culturais.

Trabalhou no Jornal do Vale por dois anos, mas teve de dar uma pausa nos estudos e no emprego, pois havia engravidado de mim, casou-se em Itatiaia, em 26 de novembro de 1983, e foi morar em Campo Grande, onde seu marido trabalhava.

Mas retornaram logo para Volta Redonda e seu marido começou a trabalhar na CSN.

Com a vida mais estável, pensou em retomar a faculdade, mas engravidou de seu segundo filho, Frederico e decidindo por dedicar-se integralmente à maternidade, novamente adiou a vontade de se formar.

Vários acontecimentos levaram a família a mudar-se para Salvador, como o falecimento de sua sogra e péssima fase de declínio que entrava a CSN, com muitas greves e mortes, inclusive.

Lá, seu marido trabalhava em vários lugares fazendo obras para a Petrobrás e ela ficava longos períodos sozinha em casa tomando conta dos filhos.

Foi quando se dedicou a fazer cursos de artesanatos e cursos de culinária.

Tornou-se uma excelente cozinheira e uma exígua artesã, e a melhor dona de casa do mundo.


É um fato que todos que a rodeiam adoram sua comida. E uma característica bem notável dela é o costume de sempre cozinhar muita quantidade, até mesmo em excesso, para dividir com vizinhos, amigos e familiares.

Quando seu marido foi transferido para Urutu, Amazonas, ela retornou para Volta Redonda. E, 1 ano depois, seu pai pediu para que fosse morar com ele em Itatiaia, pois preocupava-se com ela sozinha com as crianças.

Desde então, não saiu mais daqui. Seu marido até mesmo aventurou-se a começar seu próprio negócio, abrindo uma fábrica de materiais plásticos, cuja direção cabia à ela, que cuidava de vários aspectos da empresa. Mas abandonou o empreendimento por causa das despesas. E seu marido foi classificado na 1º colocação no concurso da INB, onde trabalha até hoje.

Ela foi uma mulher que abdicou-se dela mesma para dedicar-se aos filhos e à sua educação, sempre se esforçou junto com seu marido a criar duas pessoas de bem, assim como eles. E, para isso, passaram por muitas restrições e dificuldades e ultrapassaram muitos obstáculos.

Mas chegou o dia em que eu ingressei no curso de Direito pela Estácio de Sá e meu irmão passou em 2 faculdades públicas (UFF e UERJ) para o curso de Engenharia de Produção, que acabou por não ser sua vocação, e então migrou para o curso de Sistema de Computação na FOA em VR.

Todos os dias ela me levava à faculdade em Resende e ia nadar no SESI. Participou de competições e chegou a ser medalhista de natação para o clube.

Com os filhos bem encaminhados, veio à chance de voltar aos estudos.

E ingressou, em 2008, no curso Normal no Colégio Pedro Braile, próximo ao SESI.
Começou a fazer estágio 3 meses depois e se apaixonou pela educação infantil, pois sempre gostou de crianças.

Passou a fazer parte do Projeto Aprender “Tecendo novas redes da aprendizagem”, na Escola Estadual Governador Roberto Silveira, em que o governo do estado retribuía dando cursos e palestras tais como: Treinamentos para Didática. E participou ativamente de todas elas.

A faculdade CEDERJ surgiu em sua vida através de seu marido. Na brincadeira, ele lhe deu de aniversário a inscrição para o vestibular, que seria realizado 13 de Dezembro de 2008.

Ela passou no vestibular no curso de Licenciatura Plena em Pedagogia e teve de conciliar o curso Normal com a faculdade, fez o quarto ano junto com os dois primeiros períodos do Cederj. Mesmo sendo muito difícil, inclusive pelo fato de a faculdade ser da modalidade à distância, ela tinha prazer em estudar e trabalhar com crianças. E, inclusive, conseguiu adiantar matérias de períodos posteriores.

Passou a fazer estágio remunerado, pelo CIEE, na Secretaria de Educação do Município de Resende, como professora de reforço escolar e substituta em casos de necessidade na Escola Municipal Abrahão Ribenboim no bairro Cidade Alegria.

E ainda sobrava tempo para ser professora do Brasil alfabetizado, projeto do governo do Estado para a inclusão de novos alunos na rede Municipal de Resende.

Em 2009, associou-se como voluntária na Organização Mundial para Educação Pré-Escolar OMEP, uma organização não governamental que atua desde 1999 no município de Resende, com a finalidade de defender os direitos das crianças de 0 a 6 anos, e contribuir para a capacitação de profissionais da educação que atuam no atendimento da Educação Infantil.

E sempre participou ativamente de palestras, oficinas, aulas, cursos, jornadas pedagógicas, trabalhos voluntários, seminários.

Em 2009, tornou-se avó do doce Arthur Bauermeister Carneiro, filho de Frederico.

Em 2010, viu sua filha casar com Geraldo Magela de Morais Eleutério.

Em 2011, foi a vez de seu filho casar-se com Luana Bauermeister.

Formou-se no ano de 2013, com 1 ano de antecedência. Foi uma ótima aluna com as melhores notas. Era muito dedicada aos estudos.

Hoje, com o diploma de graduação em Pedagogia trabalha como professora na Creche Municipal Sandra Maria Ferreira Cotrim, para o Maternal II e berçário I, II e III.

Essa é a Izabel Cristina Rangel de Aquino Carneiro, minha mãe. Mulher guerreira, dedicada, trabalhadora, multitarefa, da qual tenho muito orgulho de ser filha.

Queria te agradecer, mãe, por ceder grande parte de sua vida para ajudar a construir a minha.

Te amo.



*****************************************************************


Luis Carlos Ypê - Prefeito De Itatiaia


Helenice Dile Evangelista Barbosa




Luiz Carlos Ferreira Bastos, mais conhecido como Luiz Carlos Ypê é casado há 40 anos com Maria Luiza Ferreira Bastos, possui dois filhos, Gabrielle e Daniela, e quatro netos, Ana Júlia, Maria Rita, Isabela e Bruno.

Nasceu em Bananal, estado de São Paulo, e chegou a Itatiaia com 11 anos de idade. Iniciou sua vida profissional como ajudante de garçom, sendo promovido depois a garçom e gerente de hotel, até montar sua própria empresa no Parque Nacional do Itatiaia, o Hotel do Ypê que lhe deu o nome político.

Participante ativo de movimentos sociais que buscam o bem da sociedade, Luiz Carlos Ypê foi um dos fundadores e presidente da Associação Comercial, Agropecuária e Turística de Itatiaia (ACIATI), da Liga Desportiva, da Associação de Hoteleiros do Parque Nacional, e do Conselho Regional de Turismo do Sul Fluminense onde também foi o primeiro presidente.

Quando Luiz Carlos era presidente da ACIAT, fui convidada para organizar 600 livros que haviam sido doados pelos diretores daquela Associação. Era o ano de 1991 e inauguramos então a Biblioteca Alfredo Halfed Soares, da ACIAT, a primeira biblioteca particular e pública de Itatiaia que atendia alunos e sócios-leitores, apesar de funcionar numa pequena sala. Eram promovidos concursos literários, hora do conto e tantas outras atividades que visam o crescimento das pessoas, graças ao entusiasmo e incentivo do Luiz Carlos. Através de doações diversas, em 2 anos aumentamos o acervo para 4000 livros, que foram doados em 1996 para a Biblioteca Pública Municipal de Itatiaia Dona Mariúcha – BIPUIM.

Khalil Gibran escreveu no seu livro O PROFETA: “O que é trabalhar com amor? É colocar um sopro da vossa alma em tudo o que fazeis.” Realmente foi um período regido pelo AMOR.

Uma das principais ações do atual prefeito à frente do Conselho Regional de Turismo do Sul Fluminense foi a formação da primeira região turística do Estado: a Região das Agulhas Negras, formada pelas cidades de Itatiaia, Resende, Porto Real e Quatis, que conta com um importante trabalho de incentivo ao turismo regional.

Luiz Carlos ingressou na política há 15 anos ao filiar-se no Partido Progressista. Disputou 3 eleições para prefeito, em 2004, 2008 e 2012, tendo sido eleito nos dois últimos pleitos. Também concorreu no ano de 2006, às eleições para deputado estadual, sendo o mais votado da cidade, embora não tenha sido eleito.

A frente da Prefeitura obteve grandes conquistas para o município como melhorias significativas em diversas áreas, como Saúde, Educação e Cultura onde revolucionou o setor com a criação da Casa da Cultura com a oferta de mais de mil vagas em cursos de formação que dão oportunidade a crianças, jovens e adultos de adquirirem conhecimentos, aprenderem uma profissão e transformá-las em fonte de renda. Como administrador também ampliou os projetos esportivos inserindo crianças e jovens no esporte, dando assim mais uma opção aos jovens.

Luis Carlos Ypê também criou a lei PRODEMI (Programa de Desenvolvimento Econômico do Município de Itatiaia), que concede incentivos fiscais às empresas interessadas em se instalar ou já instaladas no município e prevê que as vagas de emprego geradas devam ser preferencialmente preenchidas por mão de obra de moradores do município. Por causa dessa lei foi um dos destaques da etapa estadual do “Prêmio SEBRAE Prefeito Empreendedor 2012”, que reconhece os gestores municipais que implantam programas e projetos que estimulam o desenvolvimento municipal por meio do apoio às pequenas e micro empresas.

Desde a implantação da PRODEMI, Itatiaia vem se destacando como um dos municípios da Região Sul Fluminense que mais tem atraído empresas. Nos três últimos anos, dezoito empresas já se instalaram na cidade, entre elas a Procter & Gamble, Rayovac, Paranapanema, Multiterminais, Caldermec e Hyundai. Além das novas empresas, diversas transportadoras também passaram a desenvolver as suas atividades no município em função dos novos empreendimentos.

Em 2013 os números serão acrescidos ainda da empresa catarinense IBRAME que terá duas unidades fabris em Itatiaia e também da construção, pela Pátria Investimentos, do primeiro condomínio empresarial da região que irá abrigar pequenas empresas. Todas já assinaram o protocolo de intenções formalizando a vinda.

No comércio os efeitos da lei PRODEMI também foram visíveis com um crescimento de 38% no número de estabelecimentos. Outro destaque foi quantidade de micro e pequenos empresários que buscaram a regularização de seus negócios, que hoje somam 581 empresas totalmente legalizadas.

Sempre disposto a trabalhar pelo bem comum de sua população, Luis Carlos Ypê tem como objetivo continuar trabalhando de forma honesta e responsável para que o município possa oferecer cada vez mais qualidade de vida a sua população.

Hoje passados 22 anos, fui escolhida para falar sobre o nosso Prefeito, o que muito me alegrou. Agradeço todas as coisas boas que ele tem feito e por tudo que ainda pretende e sonha realizar, se Deus quiser. Paulo Freire, pedagogo e educador, dizia: “Se um dia eu acordar sem o alento dos sonhos, prefiro dormir eternamente”.




*****************************************************************


CENTRO DE RECUPERÇÃO DE ITATIAIA

“Saúde E Qualidade De Vida”

Pela Comunicação Social do CRI



Biografia do Coronel Jorge Roberto Ramos da Costa e Silva

Diretor do Centro de Recuperação de Itatiaia - CRI





Ao ser nomeado para o cargo de diretor do centro de recuperação de Itatiaia, em 03 de fevereiro de 2012, o coronel médico Jorge Roberto Ramos da Costa e Silva, servia na Academia Militar das Agulhas Negras – Resende – RJ.

Foi promovido ao posto atual em 30 de abril de 2013.

Nascido em 23 de outubro de 1964, na cidade do Rio de Janeiro-RJ, é filho de Clerjomar Ramos da Costa e Silva e de Jorge Espinar da Costa e Silva.

Incorporou às fileiras do exército em 30 de janeiro de 1989, no 1° batalhão de comunicações divisionária, sediado no Rio de Janeiro - RJ.

Foi declarado 1º tenente em 1990, sendo classificado no 12º regimento de cavalaria mecanizada (Jaguarão – RS), onde desempenhou durante dois anos as funções de oficial subalterno.

Cursou a Escola de Saúde do Exército no ano de 1990.

Serviu nas seguintes organizações militares do exército brasileiro: 12º Regimento de Cavalaria Mecanizada (Jaguarão – RS), Arsenal de Guerra General Câmara (general câmara - RS), Centro de Recuperação de Itatiaia (Itatiaia – RJ), Academia Militar das Agulhas Negras (Resende - RJ) e Hospital de Guarnição de Bagé (Bagé - RS).

Desempenhou as funções de chefe da seção de saúde no arsenal de guerra General Câmara (General Câmara – RS) e ainda a de chefe da divisão de medicina, chefe da seção de radiologia e chefe do fusex no Centro de Recuperação de Itatiaia.

Foi diretor do Hospital de Guarnição de Bagé (Bagé - RS).

Foi condecorado com as seguintes medalhas: Medalha Militar de Prata e Medalha do Pacificador, além do distintivo de Comando Dourado. É casado com a Sr.ª Claudia Taboada Baitelli Costa e Silva e o casal possui dois filhos: Guilherme e Bernardo.




*****************************************************************


BIOGRAFIA DO PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE ITATIAIA - VEREADOR EDUARDO GUEDES DA SILVA

Marlene Modesto




Eduardo Guedes da Silva, carinhosamente chamado por Dudu, nasceu em Resende em 16 de novembro de 1977, tem 35 anos. Filho de Carlos Ribeiro da Silva e Maria de Lourdes Guedes da Silva. Atualmente mora no bairro Campo Alegre, mas, convive diariamente nos bairros de Penedo, onde foi criado e moram seus pais e familiares. Casado com Ana Paula Honorato Guedes. Dudu tem duas filhas: Maria Eduarda e Camila e três enteados: Eduarda, Marcelo e Gabriela.Tem como preferência a côr azul, torce pelo Fluminense, gosta de ler a Bíblia. Nas horas vagas, seu maior hobby é curtir a família e conversar com os amigos.

Começou a trabalhar como guarda mirim aos 16 anos, no Colégio Dom Otorino Zanon, devido seu empenho, foi contratado pela Prefeitura de Itatiaia como Inspetor de Disciplina. Funcionário Público, tendo prestado concurso público nesta área em 1997, trabalhou nos Colégios Fernando Otávio Xavier e Sebastião Bernardo da Silva, até 2004.

Filou-se ao PSB aos 16 anos, foi candidato a vereador pelo PPS, não conseguindo se eleger. Na segunda tentativa a candidatura, foi através do PSDB na gestão de 2005 a 2008 sendo eleito com 584 votos. Foi reeleito pelo PSDB para a gestão de 2009 a 2012, com uma votação expressiva de 1026 votos, nunca atingida por nenhum vereador desde a emancipação do município, há 21 anos. Foi presidente da Câmara de Itatiaia no biênio 2011 e 2012. Na eleição de 2012, tornou a bater o recorde sendo eleito com 1.097 votos. Sendo o vereador mais novo da atual gestão e novamente eleito como presidente da Câmara de Itatiaia paro o biênio 2013/2014.

Dudu, foi presidente da Ceres (Cooperativa de Eletrificação Rural de Resende) eleito em 2009 por votação maciça entre os cooperados. A Ceres foi fundada em 30/08/68 por um grupo de fazendeiros para levar a energia elétrica a suas propriedades. Presta serviços nos municípios de Resende e Itatiaia e ainda em pequenos trechos dos Estados de Minas Gerais e São Paulo. Com sua liderança e dinamismo, Dudu promoveu um grande processo de mudança na Ceres, realizando uma administração moderna e transparente, defendendo os direitos do consumidor.

Sua maior meta como vereador e como presidente da Câmara Municipal de Itatiaia, continua sendo se dedicar cada dia mais pelo município. Luta especialmente pela Saúde, Educação e a qualificação profissional. Deseja trabalhar em harmonia com o Poder Executivo, para que a população possa se beneficiar, mas, sempre com a independência dos Poderes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário